Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 23 de junho de 2012

Dom de profecia não quer dizer ser profeta

Introdução:

Muitas pessoas tem confundido dom de profecia e ser profeta, apesar de parecerem que as duas coisas andam juntas, mas na realidade são duas coisas completamente diferente. Neste assunto abordaremos quais são estas diferenças.

Dom de profecia ou profeta? Quais são as diferenças?

Em meio a este século XXI querem ser profetas e ter dom de profecia. Se perguntarmos a grande maioria dentre a igreja do Senhor qual dos dons que está descrito em 1 Coríntios cap:12 , dentre os 9 dons a grande maioria escolheria o dom de profecia. O dom de profecia é o dom mais visado dentro de uma igreja, principalmente porque este dom nos trás a tona tudo aquilo que está em oculto seja bom ou ruim.
Dom de profecia é confundido com o que é ser profeta, ser profeta não tem nada a ver com o dom de profecia apesar de parecerem ser a mesma coisa.
Quando a pessoa tem o dom de profecia ela é na realidade conhecida como porta voz de Deus. Se o dom de profecia é ser porta voz de Deus, o que é ser profeta? Ser profeta não precisa que Deus fale com ele para abrir a boca. Quando Deus chama alguém para ser profeta ele não depende de ouvir a voz de Deus para que algo aconteça, somente uma palavra que sai da boca do profeta de Deus o próprio Senhor assina em baixo devido a intimidade que o mesmo tem com Ele.
A bíblia menciona vários exemplos que ocorreram na vida de vários profetas de Deus que eles falaram e o Altíssimo realizou o milagre segundo a suas palavras.
A Santas escrituras diz em 1 Reis cap:17 ver:1 "Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." Como vemos o profeta Elias profetizou contra a liderança do povo de Israel devido a dureza do coração do rei cujo o nome era Acabe, pois o mesmo estava praticando e ensinando ao povo a adorar imagens de esculturas, Elias como homem de Deus e conhecendo qual era a verdadeira vontade do Eterno e reprovando as atitudes do rei de Israel, ele nem esperou o Senhor pedir para que profetiza-se ele mesmo olhou para o rei e disse a seguintes palavras: Disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segunda a minha palavra, aqui vemos a prova de um verdadeiro profeta de Deus, não foi Deus que mandou ele profetizar tal coisa, mas antes ele mesmo disse no finalzinho do versículo segunda as minhas palavras.
Vemos um contraste muito grande entre o que é ser profeta e ter o dom de profecia. Se lermos 2 Reis cap:1 ver:9-10 "Então o rei lhe enviou um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.
Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta." Poderia citar vários exemplos do que é ser profeta e ter dom de profecia (mensageiro de Deus).
Entendemos até aqui que profeta é ser muito mais do que falar ou fazer o que Deus manda, ser profeta é fazer ou fala aquilo que Deus não mandou, como foi citado a passagem de 2 Reis cap:1 ver:9-10 o Senhor não mandou Elias fazer tal coisa, mas a intimidade e a confiança em Deus fazia com que ele cumpri-se a palavra do homem de Deus.
Para simplificar em poucas palavras o que é ser profeta, ser profeta é ser um provocador de milagres, como está escrito em Jó cap:12 ver:6 "As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo."

Conclusão:

Neste estudo vemos a diferença do que é verdadeiramente ser profeta de Deus e de ser mensageiro dele. Quero agradecer primeiramente ao Senhor por mais um estudo terminado e a você meu amado leitor que Deus venha te dar força para servi-lo em espírito e em verdade. Graça e Paz do Cordeiro que foi Morto mas Reviveu.

19 comentários:

Unknown disse...

Paz amados... Primeira vez que visito esse site evangélico... Gostei muito vcs tem uma diverssidade muito grande de estudo biblico... sempre estarei passando por aqui para tirar minhas duvidas é muito bom parabéns!!!!

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

amem ore por mim e minha familia amem

Unknown disse...

Nossa gostei muito desse estudo eu não sabia dessa diferença!! Que Deus continue lhes dando discernimento.

Unknown disse...

Estou gostando muito pela primeira vez entrei neste site,falou q é sobre a palavra de Deus amo,cada dia quero aprender mais a paz do senhor

Anônimo disse...

Que Deus continue abençoando não só o site mas a toda direção que Deus pôs a frente desta obra, aprendi bastante com esta leitura, fiquem na paz do Senhor.

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Muito bom estudo que Deus continue a te abençoar.

Thay Coimbra disse...

Ótimo estudo! Eu realmente estava precisando saber! Que Deus continue abençoando poderosamente! Fiquem com Deus! 🙏😇

Alan r souza disse...

Amem concordo. Porem poderiamos acrescentar que o profeta é aquele que Deus chama para tal função,e o seu chamado esta um pouco acima do dom de profecia, não na importancia mais no sentido que o profeta é chamadi a profetizar por territirios. Mudanças,mover os céus em lugares. Como cidades, estados e países, se repararem todos os profetas faziam isso,sempre profetizavam sobre um reino, sobre um rei (governo),sobre uma cidade , etc.o que tem o Dom de profecia ve o que esta acontecendo ali , ou o que Deus esta falando ali pra um indivíduo, porem o profeta encherga o que esta no céu e traz pra Terra.Deus abencoe

Unknown disse...

Amém gloria Deus continue abençoando vcs

Anônimo disse...

Seu comentário não está defendendo o evangelho, mas confundindo. No N.T. diz que os profetas duraram até João (batista), O que O Sr. Jesus chamou e deu dons de profeta e não ministério como no A. T.,e não há em nenhum lugar base bíblica nos evangelhos e nas cartas para as igrejas que hoje haja profetas para falar o que Deus "não mandou"

Marcelo Ribeiro coutinho disse...

Muito bem Alan Souza,e isto mesmo,penso da mesma forma do que vc,pois quando Deus fala para e com o profeta Joel no capt 2vcs28,29 que derramaria sobre toda carne do seu Espírito,e que os filhos e filhas profetizariam, ele não disse que todos seriam profetas,mas receberiam o dom de profecia.

Unknown disse...

Ensinamento muito rico, Deus continue abençoando vcs

Waléria Marins disse...

Exatamente, penso dessa maneira!!

Unknown disse...

Efésios Cap. 4 | ARC
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

@aplicativodabiblia

Gadiego disse...

🙌

Unknown disse...

Tem muitos erros grosseiros nesta postagem,sem falar na péssima interpretação de Jó 12.6 . Tirou a soberania de Deus e pos Ele sendo sujeito ao homem

Anônimo disse...

Paz do SENHOR. Tiago.5.17 Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando pediu que não chovesse e por três anos e seis meses não choveu...... Na verdade o profeta Elias não falava o que queria e DEUS assinava baixo, pois o texto de Tiago diz que ele orou a DEUS pedindo que não chovesse. Meditem mais sobre esse texto para não fazer uma interpretação errada... Deus vos abençoe

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India