sábado, 7 de julho de 2012

Saiba o que a bíblia diz sobre o inferno



Introdução:

Como bem sabemos a palavra de Deus foi traduzida em três linguagens Hebraico, Grego e Aramaico.
E por sua vez o inferno é conhecido nas três linguagens com os seguintes nome o primeiro é em hebraico Seol, Xeol ou Sheol, o segundo em Grego Hades e o terceiro em Aramaico Tártaro.
Com o passar dos anos apesar de vários estudos e abordagens adversas infelizmente várias pessoas ainda tem dúvidas sobre o inferno. Através deste estudo abordaremos a luz da bíblia as seguintes questões. Quem criou o inferno? Pra quem foi criado? Quais sãos os tormentos que existe neste lugar? Quando as pessoas morrem sem Cristo já vão direto para lá? Há uma escapatória de um lugar tão terrível?

Quem criou o inferno? Pra quem foi preparado?

A bíblia nos afirma que foi Deus quem criou todas as coisas inclusive o inferno e se lermos em Atos cap:17 ver:24-28 "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração." Podemos ver que as santas escrituras nos afirma que o Eterno é o único que tem poder para criar algo e por causa dele que todas as coisas visíveis e invisíveis subsiste. Como o próprio apóstolo Paulo nos descreve em Colossenses cap:1 ver:16 "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." Com isso entendemos quem criou o inferno foi Deus com o propósito de aprisionar ao diabo e o seus anjos como está escrito em Mateus cap:25 ver:41 "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" Jesus nos revelamos em Mateus o verdadeiro propósito de Deus ter criado o inferno e nos mostra que ele não foi criado para os homens que outrora lá em Gênesis cap:1 ver:26 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Foi criado a imagem e semelhança de Deus. Este é o verdadeiro significado que o Senhor Deus de Israel criou este lugar de tormento. Mas devido à queda do homem o verdadeiro propósito do inferno foi mudado e agora os que vão para lá não são somente o diabo e seus anjos, mas todos aqueles que desobedecem à vontade de Deus. 2 Pedro cap:2 ver:17 "
Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas;"

Quais são os tipos de tormentos que existe neste lugar?

As santas escrituras nos fala que o inferno é um lugar de tormento, Lucas cap:16 ver:28 "porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento." Pranto e ranger de dentes, Mateus cap:8 ver:12 "E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes." A onde o fogo nunca apaga e nem os bichos morrem, Marcos cap:9 ver:48 "Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga." E que as pessoas que vão para este lugar nunca mais poderão voltar de lá, Lucas cap:16 ver:24-29 "E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." De todo esse sofrimento que foi apresentado o pior, não é estar em lugar de tormento, pranto e ranger de dentes, nem porque a suas chamas não se apagam e muito menos por causa dos bichos que nunca morrem e nem tão pouco porque depois que vai para lá é impossível voltar. O pior de tudo isso não é viver sendo atormento , é de ter que se conformar por resto da eternidade em viver um caminho que só tem ida e não tem volta, que é distanciado para sempre de Deus o nosso Criador.

Quando as pessoas morrem sem Cristo já vão direto para lá?

Está é uma pergunta que tem gerado grande repercussão e muitos ainda tem dúvidas sobre o que ocorre com uma pessoa que morre sem Cristo. Se ela vai para o inferno ou se fica em algum outro lugar aguardando o juízo final. Apesar de que muitos creem que exista a possibilidade de haver purgatório ou algum outro lugar guardando a alma dos que morreram, a bíblia não afirma tais coisas pelo contrário Jesus nos discorre em Lucas cap:16 ver:19-31 "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." A história do rico e do Lazaro, o rico tinha uma boa vida e não queria compromisso com Deus e o outro Lazaro um mendigo que vivia a porta da casa do mesmo. E os tempos foram passando e ambos morreram, o rico que não tinha compromisso com o Senhor foi para o "Hades" (que significa inferno) e o Lazaro que era mendigo reconheceu que precisava de Deus em vida e foi levado para o seio de Abraão (paraíso). Na história contada por Jesus podemos observar categoricamente que não há purgatório e muito menos lugar em que as almas dos que morreram sem Cristo ou com Cristo estão descansando no mesmo lugar! Quem morre com Jesus vai para o paraíso e quem morre sem ele vai direto pro inferno, não existe meio termo. O apóstolo João faz as mesmas afirmações do que Jesus no cap:16 ver:19-31 de Lucas, em Apocalipse cap:20 ver:13 "E vi os mortos, grande e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros, e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam nos livros, segundo a suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras." A visão apocalíptica que Deus deu a João está mostrando o fim de todas as coisas, João disse que vê grandes e pequenos diante do grande juízo e o Senhor Deus ordena que o mar faça que retorne todas as pessoas que morreram por ele, e assim foi ordenado também a morte e o inferno que fizesse retorna todos os quantos estavam lá. Cumprindo a palavra em Daniel cap:12 ver:2 "E muitos do que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." Vemos que o purgatório ou o tal lugar em que as almas estão descansando aguardando o juízo tais coisas não tem concordância bíblica. A palavra do Altíssimo diz que só existe dois lugares que ainda não foram habitados, a nova Jerusalém e o lago de fogo de enxofre. Apocalipse cap:20 ver:14-15 "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." e Tessalonicenses cap:4 ver:17 "Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

Há uma escapatória de um lugar tão terrível?

Enquanto estivermos vivos teremos o poder de decidir a onde queremos morar por toda eternidade, seja perto ou longe de Deus.
Tudo se resume ao estar vivo. A vida é o nosso cronometro regressivo para decidirmos a onde queremos morar. Como está escrito em Lucas cap:12 ver:16-20 "E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será" Jesus nos ensina através desta parábola que havia um homem rico e ele tinha muitos bens e todo o seu tempo, preocupação e seus esforços era para suas riquezas, mas.. Porém naquela noite ele ia ter um encontro com a morte, tanto que Jesus no versículo 20 olha o que ele nos descreve "Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens, para quem sera?" Jesus em Lucas cap:12 ver:16-20 nos deixa claro que o tempo de escolha é enquanto estamos vivos e não quando partimos para a eternidade. Se analisarmos as palavra em Hebreus cap:9 ver:27 "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," como podemos ver esta passagem de Hebreus cap:9 ver:27 entra em conformidade com Lucas cap:12 ver:16-20.
Até aqui entendemos que a nossa escolha é enquanto estamos vivos, se queremos ir para o céu ou se queremos ir para o inferno.
Para recebermos a tão sonhada salvação e irmos ao encontro de Deus, é necessário reconhecermos a Cristo como único e suficiente salvador de nossas vidas, como está escrito em Lucas cap:12 ver:8-9 "E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus." Romanos cap:10 ver:8-9 "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." O primeiro passo é reconhecer Cristo como único e suficiente salvador e o segundo é viver, guarda, meditar, observar e obedecer as palavras que estão descritas na palavra de Deus. Como está escrito em Mateus cap:7 ver:24-17 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Salmos número:119 verso:11 "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos número:1 verso:2 "Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." João cap:5 ver:39 "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;". Quando vivemos a palavra, vivemos o próprio Jesus, pois ele mesmo é a palavra revelada. Tanto que João cap:1 ver:1 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Se lermos os versículos subsequente entenderemos que o "Verbo" que o apóstolo João estava se referindo é Jesus. Cristo é a verdade revelada, ele é a própria palavra.

Conclusões e Agradecimentos Finais:

Quero agradecer primeiramente ao Senhor por tudo o que ele tem feito em nossas vidas e Render Glórias e Honras ao Eterno Deus por este estudo maravilhoso que ele nos tem proporcionado para compartilhar com os nossos amados leitores, e dizer aos nossos leitores que sim, é possível escapar de um lugar tão terrível como o inferno, basta que reconheçamos a Cristo e obedeça a sua palavra, como está escrito em Apocalipse cap:22 ver:7 "Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.". Graça e Paz Daquele que Foi Morto Mais Reviveu, Jesus Cristo de Nazaré.

13 comentários:

Antônio Carneiro de Sousa disse...

Excelente texto! Vou compartilhar no Facebook e no orkut. Devemos aproveitar enquanto estamos vivos para buscarmos ao Senhor JESUS CRISTO e também para anunciar o Evangelho para os que ainda não foram iluminados.

Em Defesa do Evangelho disse...

Paz do Senhor Antônio Carneiro de Sousa, com certeza devemos pregar o evangelho a tempo e fora de tempo.
Que o irmão venha nos ajudar a divulgar os nossos conteúdos para glória do Nosso Deus. Graça e Paz.

Jeferson Santos disse...

Parabéns pelo texto muito bem editado e de simples entendimento, vamos compartilhar textos assim para a glória de Deus.

BRUNO MOTA disse...

Muinto bom, mas em alguns texto eu penso que falta mais dicernimento, pois sabemos que a biblia tem 3 limguagens,mais afirmada,LITERAL, FIGURATIVA e SIMBÓLICA.
LITERAL:tem a ver com expressão,ao pé da letra.FIGURATIVA:são as figuras de limguagens contidas na palavra de DEUS. exemplo: metáfora,hipérbole e outras. E SIMBÓLICA:são os simbolos.
pois é afirmado em 1 tessalonicenses 4.13 diz que ao morrer "dormimos", não vamos para nehun lugar ainda,mas como foi citado no seu texto"uns para a vida eterna,e outros para o tormento eterno".
meu caro desejo que você venha estár sempre em DEUS.

Anônimo disse...

Inferno de fogo?ou trevas?
Ler I Timoteo 6:17

raquel disse...

Verdade.adorei saber mas sobre jesus.novos conhecimentos sempre e bom.pois acorda muitos para a vida eterna.

Anônimo disse...

É muita informação pra minha cabeça quem mata roba faz um monte d coisa errada vai pro inferno e quem nunca fez essas coisas mais simplesmente não é batizado também vai pra lá isso é justiça? Desculpe a minha ignorância.

Em Defesa do Evangelho disse...

Paz do Senhor ao nosso irmão (a) Anônimo (a) fico feliz pelo seu comentário, por que assim como você vários leitores também podem ter a mesma dúvida.
Na realidade todos os quantos não nasceram de novo não podem ver o Reino de Deus. João cap: 3 ver:3 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
As Escrituras meu amado irmão (a) na realidade é bem enfática sobre esse assunto, pois a mesma diz que isto é uma ordenança.
Então vemos que andar com Deus é uma questão de fé. obediência e pratica.
Mas é claro que existe exceção como: o ladrão na cruz que reconheceu o Senhorio de Cristo e recebeu encima do madeiro a regeneração e por sua vez o direito de entrar no Reino dos Céus. Lucas 23:42 "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino".
Precisamos entender algo crucial com esse texto que este ladrão não teve a oportunidade de ser batizado, pois estava condenado a morte junto com o Mestre.
Com isso conseguimos entender que esta condenação não é para quem não tem oportunidade, mas sim para quem não quer!
Outro ponto de seu comentário: "quem nunca fez essas coisas simplesmente não é batizado também vai pra lá isso é justiça?" Uma coisa que a grande maioria das pessoas não entende que salvação não funciona com aquilo que você deixou de fazer ou não.
E sim se você vive a vida de Cristo, vemos claramente isso no exemplo do jovem rico em Mateus cap:19 ver:16-24 que fazia tudo o quanto mandava os mandamentos de Deus, mas Jesus foi bem claro em dizer que isso para ele não era o bastante (se bonzinho), que ele precisava de algo muito maior que isso.
Que era larga todas as coisas do mundo e segui somente a Jesus. Então respondendo a sua pergunta a pessoa pode até ser boa aos olhos humanos mas se não reconhecer Jesus é impossível obter a salvação, pois o próprio Cristo diz em João cap:14 ver:6 que ele é o caminho a verdade e a vida, então só podemos obter a salvação através Dele.
Espero ter conseguido responder o seu questionamento. Desde já Graça e Paz vos seja multiplicada.

Anônimo disse...

A paz do Senhor, tenho uma duvida em relação a um dos seus argumentos, como pode o homem morrer e ir direto para o céu sem antes ser ressuscitado por Cristo? ele não deveria ser ressuscitado com todos os outros que foram fiéis para que a promessa da ressurreição se cumpra?

Em Defesa do Evangelho disse...

Na realidade todo homem que morre vai primeiro para o paraíso, mais conhecido no Antigo Testamento como seio de Abraão.
Cristo depois que morre e ressuscita ele leva o paraíso para cima e todos os mortos que morrem em Cristo vão para lá.
Se você presta bastante atenção você verá que disse claramente que existem dois lugares que ainda não foram habitados por ninguém.
O céu e o lago de fogo e de enxofre conhecido também como segunda morte.
Agora o paraíso e o inferno já estão habitados como podemos ver João em sua visão Apocalíptica diz que ver o inferno devolvendo os mortos que neles haviam. Apocalipse 20:13.
Por isso que as Escrituras nos diz que os mortos verá a face de Deus primeiro e depois nos que estamos vivos sereremos arrebatados. 1 Tessalonicenses 4:16-17.
Espero te ajudado na compreensão melhor do evangelho. Graça e Paz do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Anônimo disse...

Eliomar comenta: Para se entender uma palavra bíblica convém investigá-la por toda a escritura. No original grego a palavra que foi traduzida por eternidade, pode significar também um tempo extremamente grande. Existe dois tipos de purificação na Bíblia: um superior pelo SANGUE de JESUS e outro inferior pelo FOGO. Convém lembrar que esse "fogo" é uma metáfora para sofrimento e tormento e não fogo físico. O inferno é um mundo inferior e sombrio, lá não tem praticamente nada da glória de DEUS, as cores, a música, os sabores, as praias, a beleza, a ciência e a tecnologia, etc. Lá não tem nada, é só um troço sombrio sem nada, que aqui se desfrutavam da criação de DEUS, pois o mundo está cheio da sua glória, vão experimentar o que é viver sem a presença do CRIADOR, eles viverão no "nada" e lembrarão chorando das maravilhas de DEUS na terra. Em sua companhia, os piores elementos, os mais sujos e imundos impregnando o lugar com o seu mal cheiro de enxofre ( na alma). Essas pessoas são os metais, seres duros que só derretem e se purificam com o fogo, nós, aqueles que se entregaram a CRISTO somos as ovelhas purificadas por seu sangue. Quanto ao lago de fogo, essas são as trevas exteriores para onde finalmente o inferno será lançado, para fora da criação de DEUS, um lugar exterior ao universo de estrelas e luzes onde vivemos. Por fim cada metal será resgatado e "restaurado," NÃO SERÃO "SALVOS" MAS RESTAURADOS e PURIFICADOS PELO FOGO DURANTE UM TEMPO INCOMENSURÁVEL e seu opróbio nunca se apagará, pois a restauração é inferior a salvação, esse é o último inimigo a ser vencido, "A MORTE", quando o último ser for resgatado do lago de fogo, a morte deixará de existir.

Luis Helton disse...

Amém

lu disse...

Deus muito obrigada por cada dia o Senhor me dar graça e força para meditar na sua palavra.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India