Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vontade de Deus e vontade permissiva. Descubra a diferença


Introdução:

A vontade de Deus e a vontade permissiva parecem duas coisas iguais, mas definitivamente não são.
A bíblia sagrada nos mostra em vários eventos a grande diferença entre cada uma delas. Apesar de que todas duas têm características diferentes nenhuma delas foge do controle soberano de Deus e uma forma ou de outra o Eterno faz que a sua soberania e vontade permaneça. Aleluia!

A soberania de Deus, Ela sempre permanece

A bíblia ela nos mostra que uns dos atributos de Deus é a soberania, uma das coisas que temos que entender que ninguém pega o Altíssimo de surpresa, não a nada que façamos ou falamos que venha surpreender ao Senhor. Por esse motivo muitos têm ficado confuso, pois não sabem a diferença entre vontade e a vontade permissiva.
Quero usar como base alguns acontecimentos que nos afirma a diferença dessas duas características distintas.
A santas escrituras nos diz em Jonas cap:1 ver:1-3 "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." Se observarmos os versículos 2 e 3 veremos que o 2 está expressando a vontade e o 3 a vontade permissiva. Pois a vontade do Guarda de Israel era que o profeta por nome Jonas subisse até a grande cidade de Nínive e prega-se o arrependimento para que o povo viesse a se arrepender e se converter dos seus maus caminhos.
Se o profeta Jonas tivesse obedecido a ordem direta de Deus e não tivesse pegado outra rota, e em vez de descer tivesse subido para cidade de Nínive não tinha ocorrido aquilo tudo com o mesmo. Pois a vontade do Senhor não era que Jonas tivesse passado por aquilo tudo, mas devido a sua desobediência embora não fosse à vontade de Deus o Senhor permitiu aquele ocorrido com o profeta para que ele visse que nada foge do controle Dele.
Vemos que a vontade permissiva ela expressa por causa da desobediência do homem. Como ocorreu com Adão e Eva, o plano de Deus era que a sua criação tivesse eternamente ao lado dele desfrutando de toda a sua criação, mas por causa da desobediência o homem perdeu o contato com seu Criador e o direito de viver eternamente. Embora o homem quebrou a aliança que Deus fizera com a sua criação, a bíblia diz em Jó cap:42 ver:2 "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." A palavra do Eterno é bem clara, ninguém pode fugir ou escapar da vontade soberana de Deus, pois mesmo que o homem pecou o Criador pela sua infinita sabedoria arquiteto um plano para que o homem fosse novamente livre do pecado e assim escapando da condenação eterna.
Na vida do profeta Jonas não foi diferente, mesmo que não era propósito do Senhor Jonas ter enfrentado a fúria do mar e muito menos ter entrado na barriga do grande peixe como diz no cap:1 ver:17 do livro de Jonas "Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe." Os propósitos de Deus não deixaram de ser cumpridos, Jonas foi conduzido pela soberania do Eterno Deus através do grande peixe até a cidade de Nínive e vendo ele que não adiantava lutar contra Deus, foi e pregou a mensagem de arrependimento e todo aquele povo se voltaram para o Senhor e o seus propósitos foram cumpridos na vida daquele quão grande povo. Isto nos mostra que Deus ele sempre está no controle da situação e tudo ocorre debaixo do seu querer.

Conclusão:

Quero agradecer ao Senhor por tudo e por mais um estudo concluído e por ele te nos sustentados até o dia chamado hoje, e como um bom costume quero agradecer também ao nosso amado leitor e que o Senhor possa continua te abençoando dia após dia e te enchendo de graça e sabedoria. Graça e Paz do Cordeiro que Vive e Reina para todo o Sempre.

15 comentários:

Bruna Medeiros disse...

a vontade permissiva só acontece na desobediencia do homem ...

Anônimo disse...

Agradeço sua postagem, foi benção na minha vida!

Anônimo disse...

Só na desobediência?

Jó entra nesse contexto dos desobedientes?

E que mais direi?

Estêvão. João Batista
Um anjo enviado de Deus livra Pedro do cárcere. Glória a Deus! Mas Tiago um dos doze, morre ao fio da espada!

Mari disse...

Em nenhuma parte do estudo supracitado dá a entender que o sofrimento, as tribulações são consequências de desobediência. Na Soberania de Deus as aflições fazem parte da caminhada do Justo e são muito significativas para o seu crescimento nEle. Existe o sofrimento desnecessário e este sim, é resultado da desobediência e afastamento de Deus e é à este que o estudo se refere.

carlos jose de araujo Araujo disse...

gostaria de usar o conteúdo...

Anônimo disse...

Boa noite. Como fica a vontade permissiva de Deus a luz de Mt. 16.4 e Lc. 11.29? Responda tendo em mente a vontade de Deus sobre Jonas.

Carlos Alberto disse...

Deus nunca será permissivo....permissividade é coisa de homem fraco....Deus não controla o homem e sim lhe da o livre árbitro e com soberania julga....não podemos reputar-lhe um adjetivo que não lhE pertence......vamos examinar as escrituras .... Vejamos o pecado original....Deus permitiu que Adão pecasse ou o corrigi ?

Unknown disse...

Boa explicação. Deus te abençoe e guarde, servo abençoado!

Gerson Matavel disse...

Deus tem uma vontade e é sempre perfeitas ( assim como tudo que ele faz e é PERFEITO)
A Bíblia Diz ..."quem tem ouvidos oica"...
A partir do momento que nós não andamos nessa vontade perfeita de Deus, estaremos andando na permissiva (não me refiro ao pecado)

Julio cesar disse...

Quando a gente quer que Deus faça a vontade absoluta na nossa vida, nós esperamos;
Quando a gente quer que a nossa vontade Seja feita não ouvimos a voz de Deus.

Anônimo disse...

Que DEUS seja louvado!

marcio da silva disse...

O que entendi é, que a vontade permisiva de Deus serve pra mostrar que por nossa teimosia Ele permite pra que possamos compreender nossa dependencia de pedir respostas pra nossas decisões.
E a vontade absoluta que é a soberanis de Deus em ação, age sem interrupção humana ou espiritual pra que o msm Deus faça o que Ele planejou fazer.

serviços Padrão disse...

Pelas tuas próprias palavras se perdestes Carlos Alberto, pois é tão permissivo que deixou para o homem o livre arbítrio (prédestinacao), ou você não acha que essa oportunidade de o homem escolher o que é melhor para sí é a maior prova de que Ele é permissivo em seus planos????

Anônimo disse...

vontade soberana se dá no ato de criar e julgar sem interferência humana, ja a vontade permissiva se dá no livre arbítrio.mais tudo segue um cronograma de Deus.

anna paiva disse...

O estudo está super bem explicado, com base bíblica,e entendemos perfeitamente quando algo acontece porque são estes os planos de Deus,e também quando não são mas se manifestam, sabendo pois que Deus tem o controle de todas as coisas, ele é soberano, é perfeito em tudo o que faz...

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India