Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vontade de Deus e vontade permissiva. Descubra a diferença


Introdução:

A vontade de Deus e a vontade permissiva parecem duas coisas iguais, mas definitivamente não são.
A bíblia sagrada nos mostra em vários eventos a grande diferença entre cada uma delas. Apesar de que todas duas têm características diferentes nenhuma delas foge do controle soberano de Deus e uma forma ou de outra o Eterno faz que a sua soberania e vontade permaneça. Aleluia!

A soberania de Deus, Ela sempre permanece

A bíblia ela nos mostra que uns dos atributos de Deus é a soberania, uma das coisas que temos que entender que ninguém pega o Altíssimo de surpresa, não a nada que façamos ou falamos que venha surpreender ao Senhor. Por esse motivo muitos têm ficado confuso, pois não sabem a diferença entre vontade e a vontade permissiva.
Quero usar como base alguns acontecimentos que nos afirma a diferença dessas duas características distintas.
A santas escrituras nos diz em Jonas cap:1 ver:1-3 "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." Se observarmos os versículos 2 e 3 veremos que o 2 está expressando a vontade e o 3 a vontade permissiva. Pois a vontade do Guarda de Israel era que o profeta por nome Jonas subisse até a grande cidade de Nínive e prega-se o arrependimento para que o povo viesse a se arrepender e se converter dos seus maus caminhos.
Se o profeta Jonas tivesse obedecido a ordem direta de Deus e não tivesse pegado outra rota, e em vez de descer tivesse subido para cidade de Nínive não tinha ocorrido aquilo tudo com o mesmo. Pois a vontade do Senhor não era que Jonas tivesse passado por aquilo tudo, mas devido a sua desobediência embora não fosse à vontade de Deus o Senhor permitiu aquele ocorrido com o profeta para que ele visse que nada foge do controle Dele.
Vemos que a vontade permissiva ela expressa por causa da desobediência do homem. Como ocorreu com Adão e Eva, o plano de Deus era que a sua criação tivesse eternamente ao lado dele desfrutando de toda a sua criação, mas por causa da desobediência o homem perdeu o contato com seu Criador e o direito de viver eternamente. Embora o homem quebrou a aliança que Deus fizera com a sua criação, a bíblia diz em Jó cap:42 ver:2 "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." A palavra do Eterno é bem clara, ninguém pode fugir ou escapar da vontade soberana de Deus, pois mesmo que o homem pecou o Criador pela sua infinita sabedoria arquiteto um plano para que o homem fosse novamente livre do pecado e assim escapando da condenação eterna.
Na vida do profeta Jonas não foi diferente, mesmo que não era propósito do Senhor Jonas ter enfrentado a fúria do mar e muito menos ter entrado na barriga do grande peixe como diz no cap:1 ver:17 do livro de Jonas "Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe." Os propósitos de Deus não deixaram de ser cumpridos, Jonas foi conduzido pela soberania do Eterno Deus através do grande peixe até a cidade de Nínive e vendo ele que não adiantava lutar contra Deus, foi e pregou a mensagem de arrependimento e todo aquele povo se voltaram para o Senhor e o seus propósitos foram cumpridos na vida daquele quão grande povo. Isto nos mostra que Deus ele sempre está no controle da situação e tudo ocorre debaixo do seu querer.

Conclusão:

Quero agradecer ao Senhor por tudo e por mais um estudo concluído e por ele te nos sustentados até o dia chamado hoje, e como um bom costume quero agradecer também ao nosso amado leitor e que o Senhor possa continua te abençoando dia após dia e te enchendo de graça e sabedoria. Graça e Paz do Cordeiro que Vive e Reina para todo o Sempre.

38 comentários:

Bru medeiros disse...

a vontade permissiva só acontece na desobediencia do homem ...

Anônimo disse...

Agradeço sua postagem, foi benção na minha vida!

Anônimo disse...

Só na desobediência?

Jó entra nesse contexto dos desobedientes?

E que mais direi?

Estêvão. João Batista
Um anjo enviado de Deus livra Pedro do cárcere. Glória a Deus! Mas Tiago um dos doze, morre ao fio da espada!

Mari disse...

Em nenhuma parte do estudo supracitado dá a entender que o sofrimento, as tribulações são consequências de desobediência. Na Soberania de Deus as aflições fazem parte da caminhada do Justo e são muito significativas para o seu crescimento nEle. Existe o sofrimento desnecessário e este sim, é resultado da desobediência e afastamento de Deus e é à este que o estudo se refere.

Unknown disse...

gostaria de usar o conteúdo...

Anônimo disse...

Boa noite. Como fica a vontade permissiva de Deus a luz de Mt. 16.4 e Lc. 11.29? Responda tendo em mente a vontade de Deus sobre Jonas.

Carlos Alberto disse...

Deus nunca será permissivo....permissividade é coisa de homem fraco....Deus não controla o homem e sim lhe da o livre árbitro e com soberania julga....não podemos reputar-lhe um adjetivo que não lhE pertence......vamos examinar as escrituras .... Vejamos o pecado original....Deus permitiu que Adão pecasse ou o corrigi ?

Unknown disse...

Boa explicação. Deus te abençoe e guarde, servo abençoado!

Gerson Matavel disse...

Deus tem uma vontade e é sempre perfeitas ( assim como tudo que ele faz e é PERFEITO)
A Bíblia Diz ..."quem tem ouvidos oica"...
A partir do momento que nós não andamos nessa vontade perfeita de Deus, estaremos andando na permissiva (não me refiro ao pecado)

Julio cesar disse...

Quando a gente quer que Deus faça a vontade absoluta na nossa vida, nós esperamos;
Quando a gente quer que a nossa vontade Seja feita não ouvimos a voz de Deus.

Anônimo disse...

Que DEUS seja louvado!

Unknown disse...

O que entendi é, que a vontade permisiva de Deus serve pra mostrar que por nossa teimosia Ele permite pra que possamos compreender nossa dependencia de pedir respostas pra nossas decisões.
E a vontade absoluta que é a soberanis de Deus em ação, age sem interrupção humana ou espiritual pra que o msm Deus faça o que Ele planejou fazer.

Theo123 disse...

Pelas tuas próprias palavras se perdestes Carlos Alberto, pois é tão permissivo que deixou para o homem o livre arbítrio (prédestinacao), ou você não acha que essa oportunidade de o homem escolher o que é melhor para sí é a maior prova de que Ele é permissivo em seus planos????

Anônimo disse...

vontade soberana se dá no ato de criar e julgar sem interferência humana, ja a vontade permissiva se dá no livre arbítrio.mais tudo segue um cronograma de Deus.

Anônimo disse...

O estudo está super bem explicado, com base bíblica,e entendemos perfeitamente quando algo acontece porque são estes os planos de Deus,e também quando não são mas se manifestam, sabendo pois que Deus tem o controle de todas as coisas, ele é soberano, é perfeito em tudo o que faz...

Unknown disse...

Boa noite meu irmão gostaria que postasse mais estudos sobre esse assunto pois estou interessado em aprender mais

Unknown disse...

Muito bom. GLÓRIA A DEUS !!!

Anônimo disse...

Estúpidos, apedeutas manipulados.
Se tivessem educação, não precisariam de religião.

Unknown disse...

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e mesmo quando não entendemos ou não aceitamos, de uma forma ou de outra, ela prevalece. Ela vai se manifestar em nossas vidas com alegria cquando aceitamos e com sofrimento quando recusamos.

Unknown disse...

A falta de educação aqui está sendo sua ofendendo as pessoas senhor anônimo ...cada um acredita no que quer

Anônimo disse...

Quantas palavras para explicar o inexplicável ( quem explica Deus ) ????

Unknown disse...

Tem permiti que o diabo toque em jó para mostrar para o diabo que jó era justo e agradável aos seus olhos Deus tem sim a vontade permissiva e a vontade dele

Unknown disse...

Deus tem uma vontade e é sempre perfeitas ( assim como tudo que ele faz e é PERFEITO)
A Bíblia Diz ..."quem tem ouvidos oica"...
A partir do momento que nós não andamos nessa vontade perfeita de Deus, estaremos andando na permissiva (não me

Unknown disse...

Oi boa noite hoje me deparei com essa dúvida pq estou com dificuldades no meu casamento sou cristã meu marido não ..ha um ano brigavamos muito pq gosta de sair com amigos tipo fazer trilha ...começou a gostar disso...resumindo pediu separação perdi o chão pq nunca cogitei isso..mais Deus me ajudou me calei e ele se arrependeu pediu perdão e fcou..

Comecei a n cobrar mais nada e ele agora voltou a sair de sábado fazer essas trilhas isso me incomoda muito n falo nada mais sofro muito
.
Penso até em separar pq n consigo aceitar isso...n sei o que fazer...

Cecilia disse...

Entendi muito bem ,se jonas tivesse obedecido n teria passado por tudo q passou.

Unknown disse...

Temos que está atenta a vontade de Deus. Pois ele sabe de todas as coisas .

OZANA PRUDENCIO DO COUTO disse...


O sinal de Jonas é uma profecia sobre Jesus. Assim como Jonas ficou três dias dentro do grande peixe mas depois saiu, Jesus ficou morto três dias mas depois ressuscitou. O sinal de Jonas é uma chamada ao arrependimento e a crer em Jesus.

É MELHOR SER SERVO disse...

NÓS vemos que DEUS fez uma promessa a ABRÃO de lhe dá um filho. porem a mulher de ABRÃO não esperou o comprimento da mesma. a VONTADE DE DEUS era que esperassem mais DEUS PERMITE que tivesse o filho com AGAR.mesmo não sendo sua vontade.ELE ASSIM O FEZ A VONTADE DE DEUS É SEMPRE E SERA MELHOR PARA TODOS NÓS.

É MELHOR SER SERVO disse...

NÓS vemos que DEUS fez uma promessa a ABRÃO de lhe dá um filho. porem a mulher de ABRÃO não esperou o comprimento da mesma. a VONTADE DE DEUS era que esperassem mais DEUS PERMITE que tivesse o filho com AGAR.mesmo não sendo sua vontade.ELE ASSIM O FEZ A VONTADE DE DEUS É SEMPRE E SERA MELHOR PARA TODOS NÓS.

Martins disse...

A vontade permissiva é um termo da teologia. Parece que não é claro que Deus permite. Somos seres livres, e responsáveis pelos nossos atos.Se entendermos que Deus permite, entramoa num terreno e muitas interrogações.
Com a criação Deus estabeleceu leis que regemno universo todo.
Se eu for caminhando e tiver um buraco no caminho, eu vou cair nele.
Deus não vai se envolver na questão, é natural, é físico que eu caia.

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!

Irmã, sugiro que você passe a fazer trilhas com seu esposo mesmo que não goste.
Uns gostam de trilhas, outros de jogar um futebol com os amigos, isso é normal. Se existe respeito não vejo problema.

Minha esposa tbm não gosta quando saio com meus amigos de trabalho, e olha que isso é raro de acontecer. Temos que respeitar o espaço do nosso cônjuge.

Que Deus no dê sabedoria.

Blog do Samuca disse...

Amados,

A vontade soberana de Deus ninguém altera o seu curso, o seu cumprimento. O que afeta aos homens é quando violamos a sua vontade moral - padrão moral de conduta para por ele viver e se relacionar com Deus. Se violada, já começamos a sofrer nesta vida as consequências. E na eternidade, o acerto de contas final. E o terceiro aspecto da vontade de Deus e a vontade desejo - na qual desejava a salvação de todos os homens e que nenhum fosse condenado. Mas, não será assim, pois depende do homem fazer a sua parte, crer ou não crer no plano da redenção. O termo vontade permissiva, só tem servido mais para "jogar" a culpa em Deus de tudo de ruim que acontece no seio da humanidade. O que Deus controla por soberania são as leis universais, da Física, da Química, da Biologia, a sustentação de toda a criação, etc...

Unknown disse...

Tenho dúvidas. O homem toma decisões e vai responder por elas.
Mas qdo acontece algo como agora.
Essa pandemia q está assolando o mundo é permissão de Deus?

Unknown disse...

Resposta simples e esclarecedora, muito obrigada irmão

Rosalvo disse...

Sr. Anônimo, primeiro se identifique, depois venha discutir sobre Deus, pois eu o conheço, não através de uma religião e sim de um encontro pessoal e totalmente fora dos parãmetos humanos. Fui transformado pelo poder do Evangelho. antes de ofender as pessoas desse blog, deveria comprender as realidades tranformadoras de Cristo.

edmar carlos da silva disse...















muito bom maravilhoso abre mesmo o nosso entendimento; e possivel os irmãos me enviarem esse estudo falando da defesa do evangelho e avontade Deus e avontade permissiva






















Anônimo disse...

Aprendemos muito com esse estudo foi Bencão para mim

Anônimo disse...

Amém.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India