Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 23 de setembro de 2012

As três fases da vida de Salomão

Introdução:

As três fases da vida de Salomão repercutiu em três livros das escrituras sagradas: Cantares, Provérbios e Eclesiastes.

Estes três livros é uma grande lição de vida para a nossa geração e principalmente para os nossos jovens. 
Cantares é um livro romântico, poético e ensina como um casal deve se comporta na intimidade sexual entre quatro paredes.
Provérbios o autor já da um contraste a razão e esquece um pouco das emoções e Eclesiastes ele já nos mostra que a vida não é exatamente como pensamos e que não podemos viver as paixões carnais como se elas nunca fossem acabar um dia e nos trás uma grande realidade que no final de tudo teremos que presta conta ao um Criador que é Poderoso e Grande em Força e o Nome Dele é Deus.
São exatamente estas três características dos três livros que iremos aborda.

As características dos três livros de Salomão: Cantares,  Provérbios e Eclesiastes


Quando lemos o livro de Cantares logo identificamos que é um livro que foi escrito quando Salomão era um jovem apaixonado, um livro que expressa o amor, carinho, admiração e desejo de um casal apaixonado, o livro de Cantares que também é conhecido como Cântico dos Cânticos tem uma linguagem poética e totalmente simbólica onde Salomão e a sua esposa Sunamita descrevem um ao outro o que ambos sentem um pelo outro e ensina como um casal que está debaixo da bênção do Senhor deve agir em sua intimidade sexual.

O livro de Cantares ele é direcionado literalmente para uma vida matrimonial e não como muitos tem pregado por aí que o livro de Cantares é um livro que está tratando do amor de Cristo para com a sua igreja.
Logicamente que podemos fazer uma comparação, mas de maneira nenhuma podemos afirma que o livro de Cantares é para representar somente Cristo e a igreja. Isso não tem base bíblica nenhuma.
Quando lemos Provérbios vemos que o jovem Salomão que era um poeta e muito romântico amadurece, deixa um pouco de pensar com o coração e começa a pensar com a mente, não vemos mais o mesmo falar sobre o seu amor pela sua amada Sunamita e muito menos falar algumas de suas poesias, tanto que em Provérbios cap:1 ver:1-9 ele começa dizendo: "Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço." Quando analisamos as palavras do livro de Cantares com as do livro de Provérbios chegamos as seguintes conclusões que aquele jovem apaixonado e poético não se encontra mais no livro de Provérbios, tanto que no primeiro capítulo como foi dito um pouco acima o sábio Salomão  tinha se tornado um homem que deixa de pensar como um jovem e começa a pensar como um adulto a sua adolescência se passa e ele começa a relembrar dos conselhos de seu pai, e nasce algo novo dentro daquele Salomão, que é a prudência.
Quando a prudência começa a ser gerada dentro do coração de Salomão, ele começa a ser inspirado pelo Espírito Santo e começa a escrever um dos livros mais chamativos de toda a bíblia sagrada, pois o livro de Provérbios ele é recheado de ensinamentos para observarmos os conselhos dos sábios e amar o conhecimento porque eles são mais preciosos do que a riqueza. Provérbios cap:20 ver:15-16 "Há ouro e abundância de rubis, mas os lábios do conhecimento são jóia preciosa.
Ficando alguém por fiador de um estranho, tome-se-lhe a roupa; e por penhor àquele que se obriga pela mulher estranha.
Salomão quando chega ao final de sua vida ele escreve o terceiro livro de Eclesiastes um dos livros mais poderosos de toda a bíblia sagrada.
Quando chega ao livro de Eclesiastes Salomão já não é mais um adulto, mas sim um ancião.
No primeiro capítulo no versículo: 1-2 do livro de Eclesiastes Salomão chega a uma conclusão de tudo que existe sobre a terra "Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." Salomão que já tinha passado pela sua adolescência, sua maturidade e agora em sua velhice ele conclui que tudo que existe debaixo do sol é vaidade, é algo que passa e não existe nada de novo.
Salomão começa a entender que a vida do homem é muito ilimitada e se repararmos bem verá que é um ciclo vicioso e que todos os dias acontecem às mesmas coisas, tanto que em Eclesiastes cap:1 ver:3-10 "Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. " Salomão afirma no capítulo 1 que todos os dias pessoas nascem, morrem, juntam riquezas, casam-se e nada de novo acontece.
Salomão no finalzinho do livro no cap:12 imagino eu e não a bíblia, pois a mesma não diz as condições em que ele escreveu Eclesiastes 12, imagino que Salomão ele acorda pela manhã a primeira coisa que ele faz é ir ao espelho do banheiro, devagar pois já não era mais um garotão como no livro de Cantares e nem tão pouco um adulto forte como no livro de Provérbios e quando ele olha para o espelho Salomão cai em si e ver que não valeu apena ter tido tudo o que ele teve, a sabedoria que adquiriu, e todas as mulheres e ter sacrificado a vários ídolos como sacrificou.
Quando viu o seu rosto enrugado, e suas forças que já não era mais a mesma, ele escreveu um dos maiores conselhos de todo o livro para igreja moderna.
Eclesiastes cap:12 ver:1 "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;" Como podemos ver, Salomão mesmo depois de ter adquirido todo o prazer que a vida podia ter lhe proporcionado em Eclesiastes cap:12 no último capítulo ele nos declarar logo no primeiro versículo que mesmo que vivemos uma vida de qualquer maneira diante de Deus no final da nossa vida veremos que de nada valeu apena e isso é só enfado de espírito e vaidade, pois todos nos no final da vida iremos para o mesmo lugar.
Por isso Salomão no finalzinho do versículo um ele nos da um conselho para nos lembrar do nosso Criador (Deus) nos dia da mocidade (juventude) para que nos não venhamos se arrepender depois.
Pelo decorrer do livro de Eclesiastes tudo leva a crer que Salomão teve novamente um encontro com Deus e morreu salvo.

Conclusões e Agradecimento Finais:

As três fases da vida de Salomão foi a sua juventude, fase adulta e na sua velhice, Salomão foi um dos reis embora te desviado devido por ter casado com várias mulheres de povos diferentes teve um reinado abençoado por Deus, o mais rico de toda a terra, o mais sábio e o reino que não teve nenhuma guerra.
Quero agradecer primeiramente a Deus por mais um estudo concluído e a você meu amado leitor por acompanhar os nossos estudos. Graça e Paz do Senhor e Amado Jesus Cristo.

46 comentários:

Anônimo disse...

Olá a paz de Cristo, tentei copiar este artigo sobre salomão para somar com a palavra que levaria hoje para ministrar e não consegui, por que um artigo tão belo desses não pode ser repassado, não entendi.
Abraços cristiane teixeira.

Anônimo disse...

é um texto e uma analise simples mas que ajuda e muito as pessoas, parabens pelo estudo.

suzana maria disse...

eu gostaria de receber esse texto pois gostei muito e achei muito edificante.
meu email é suzanaedsonsantos@hotmail.com

L.D.J.E. disse...

Ola gostaria de receber por e-mail esse estudo.. achei muito forte ... keiladeoliveirasousa@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, a paz do Senhor, gostaria de receber este estudo por email: erickamel1@yahoo.com.br
Deus abençoe

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo achei muito lindo esse estudo gostaria de cerebelo por email. desde agradeço sua colaboração.
gonddeus@hotmail.com

Anônimo disse...

Graça e Paz ! Se possível solicito que envie para o meu e-mail, andrezasampaio@hotmail.com.br amei o texto e quero passar na EBD de domingo próximo.

Anônimo disse...

Ola a paz gostaria de receber esse estudo e muito bom e edificante para nos..
emerson_cn@hotmail.com

Anônimo disse...

Como faço para adquirir estes três livros: As três fases da vida de Salomão?

Lucasil23@outlook.com
Lucas Augusto

Presb.Cristiano silva disse...

Gostaria muito de poder receber esse estudo.se possível envie nesse email
CR_jeans@hotmail. Com
Desde já agradeço ao abençoado irmão.

Anônimo disse...

A paz do Senhor vaso, esse estudo e muito edificante gostaria de receber por email se possivel

valdineafsivafsa@hotmail.com

J. C. B. C disse...

Graça e Paz em nome do Senhor JESUS CRISTO, gostaria de receber este estudo, se for possivel, vi e achai muito interesante e edificador, esta é o meu Email: vanbasta@hotmail.com

Unknown disse...

A Paz boa tarde,

Queria dar este estudo para meus jovens e sua visão sobre a vida de Salomão foi resumida de uma forma cativante onde dá vontade de ler mais e mais .

Você pode me passar por e-mail

Aline.felk@hotmail.com

J. C. B. C disse...

Que Deus vos abençoe grandemente

Unknown disse...

paxz vaso gostaria de receber este estudo por imail se possivel for muito edificante. ofanps@gmail.com

Dependendo 100% de Deus disse...

Deus abençoe por este belo estudo, aprendi muito, edifiquei minha alma. MARCIEL ARAUJO.

Unknown disse...

Irmão (a), que Deus te abençoe por toda vida. Seu estudo é maravilhoso. envie-me pelo email: faustoprofessor@yahoo.com.br

RENATA GOMES disse...

PAZ DO SENHOR! Gostaria de receber esse estudo ,é maravilhoso.envie-me pelo email:anderson30sant@gmail.com

Anônimo disse...

Graça e Paz, excelente análise, solicito que me envie por e-mail.
flavio.ideps@gmail.com

Obrigado.

Anônimo disse...

Amado, a paz.

Sou um apaixonado pelos livros de Salomão e gostei muito de sua análise. Se puder me enviar por email: willis-david@hotmail.com

Unknown disse...

Paz o Senhor. Irmão estudo profundo uma reflexão para nossa vida, gostaria de receber por e-mail. sousajosivan72@yahoo.com

Anônimo disse...

A paz do Sr Jesus, caro irmão se não for incomodo, gostaria que o irmão mandasse o texto para o seguinte e-mail: marinhoalexsander@hotmail.com.
Parabéns pelo trabalho e continue divulgando a palavra do Sr JESUS.
Abraços
Alex

Unknown disse...

Paz esteja entre todos nós,realmente é um conteúdo muito maravilhoso para estuda:
aqui está meu email:carmelitaalice @hotmail.com

Unknown disse...

Manda pra mim
pastorrafael9682@gmail.com

Beth disse...

Este texto foi muito bem elaborado e ajuda bastante na compreensão da vida de Salomão. Se possível gostaria de uma cópia. bethelenilza@gmail.

Anônimo disse...

BOM DIA, A GRAÇA E A PAZ DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, MUITO FORTE ESTA MENSAGEM, FICARIA MUITO GRATO SE POSSSÍVEL ENVIAR PARA E-MAIL: capitasergio@hotmail.com

Unknown disse...

Glória a Deus, pela riqueza e entendimento da vida em suas três fases descritos em seus livros do Antigo Testamento da Bíblia

andras disse...

Ola boa tarde,
Muito bom o texto,
Se possivel enviar para e-mail: weilansmash@yahoo.com.br

Rodolfo disse...

Boa noite. Poderia me mandar o texto no email:
rodorfo.famema@hotmail.com
Ficou ótimo.

Alisson silva disse...

Bom dia, poderia me mandar por email: alissonsilvajc@gmail.com

Desde já grato!

Rosangela disse...

Achei útil a matéria,mas vamos e viemos provavelmente alguém que teve uma experiencia com Deus foi bem mais que esse resumo,digamos provavelmente na sua intimidade com suas esposa ele devia ser o mais queridos dos homens não é porque não consta na bíblia que iremos discordar dessa ideia.Pois iria repetir muitas palavras.E Deus institui-o como o ser mais sábio da terra e outro não haverá,não devemos fazer pouco caso ou menosprezar as leis de Deus.Com certeza pecou como nós,mas com certeza transbordou sabedoria,amor,perdão e humildade,essas coisitas a mais que sabemos que nosso Pai admira num ser humano.Paz de Deus a todos.

Paul disse...

Alo!
Gostaria muito de receber um email com este estudo extraordinario em anexo. E o agradecerei muito.
A Paz do Senhor: Rev. Paulo Ribeiro (Paulotarso72@gamil.com)

Fernando Colonia disse...

gostei

Fernando Colonia disse...

olá, gostei muito do estudo apresentado, porém poderia falar um pouco sobre a infancia dele? obriga

Unknown disse...

O meu comentário e esse,leia a Bíblia e
Medite, entre no personagem, cada versículo e um livro a ser explorado de várias maneiras e formas que relata o conteúdo imaginário de sua mente de Cristo ore,jejua e o espírito santo abre sua mente pois e o mesmo espírito que estava em Salomão; é Salomão não foi maior do que Jesus, eu sei que não posso ter a sabedoria de Salomão mas posso ter a sabedoria de Jesus e o meu Jesus não pode estar abaixo de ninguém e por isso que ele está lá encima e nois aqui embaixo ,não estou menosprezando o estudo pelo contrário foi ótimo e melhor será o seu se VC se impenhar nas escrituras, estou me apegando nos comentários é fácil pegar mastigado né passarinhos ,existe um monte deles fassa o seu absorve o conteúdo desliga a televisão tira fora do filme da novela ,que navega no face YouTube no estragam no watsap navega no barco de Jesus e Veras a glória de Deus milagres que envolve o crima envolta de VC ,não tem ninguém melhor do que VC ,e
Sim alguém mais dedicado que VC.

Unknown disse...

Oh,graça e paz. Gostei muito do estudo. Eu tinha uma admiração pelo rei Salomão antes de descobrir que ele se desviou do caminho de Deus,mais com tudo isso eu continuou acreditando também que ele deve sim ter se voltado pro Senhor novamente. Sendo tão sábio como ele foi é bem provável que sim. Parabéns pelo estudo. Se possível mande pra mim também, por favor! O meu e mail é edyjesus6@gmail.com. Deus te abençoe. Obrigado.

Anônimo disse...

Me mandem po e-mail

Jonatasmarques2000@outlook.com

Unknown disse...

GOSTARIA DE RECEBER ESTE ESTUDO.
naja_nh@hotmail.com

Anônimo disse...

gostei muito sin

BODDAH disse...

Gostaria de receber esse estudo, caso seja possível.

c.joaocarlos@hotmail.com

Deus abençoe

Unknown disse...

a paz
se for possível me mande esse estudo achei muito bom, obrigado e que o Senhor te abençoe
edujbranco@hotmail.com

Unknown disse...

Muito bom parabéns

Anônimo disse...

maravilhoso Deus continui te direcionando

Anônimo disse...

gostaria de receber,muito edificante. julio--marques27@hotmail.com

Unknown disse...

Mande esse estudo pelo meu email

Bores98989@gmail.com

Unknown disse...

A paz, amei o texto e gostaria de receber por e-mail.
edvartst@gmail.com

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India