Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O mover do Espírito Santo no meio da história


Introdução:

Nesse estudo abordaremos a importância do Espírito Santo em nossas vidas e de seus atributos de Deus.
Pois infelizmente o que têm surgido de heresia contra a pessoa Divinal do Espírito Santo por ai, mas louvo a Deus por ele sempre levantar pessoas sinceras e que não aceitam mensagens distorcidas do seu Reino.

Espírito Santo um Deus de poder

O Espírito Santo dês do Antigo Testamento ele desenvolveu um trabalhar essencial tanto na criação e na vida do homem.
No antigo testamento o mover do Espírito Santo era somente para pessoas que fossem de uma determinada classe como: Profetas, reis, juízes e assim sucessivamente somente esses  podiam receber a graça de ter o Espírito Santo e mesmo assim era de uma forma ilimitada, pois o Espírito Santo descia sobre a vida dessas determinadas pessoas cumpria o seus propósitos e logo se retirava dos mesmos.
Hoje em nossos dias já não é mais assim.
Deus pela boca do profeta Joel no cap:2 ver:28-32 "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar." Diz que o Espírito Santo seria para todos e não seria somente para uma classe mas sim para os servos e também para servas e conclui dizendo que seria para toda carne.
Na Nova Aliança que é chamada de Novo Testamento temos o privilegio não somente de sermos usados por Deus, mas também termos o Espírito Santo selado em nossas vidas.
Agora que entendemos um pouco do mover do Espírito Santo na história poderemos ter uma compreensão de qual é o papel do Espírito Santo em nossos dias.
Jesus nos diz em João cap:16 ver:6-14 "Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." Uma das maiores missões do Espírito Santo depois de sua morte e ressurreição seria consolar, convencer da justiça, do pecado e do juízo e disse que o mundo ainda não o conhecia que se esse Espírito também ensinaria o que deveria ser feito e não somente ensinaria, mas que também lembraria de tudo aquilo que Jesus nos deixou.
Vemos que Jesus em João cap: 16 ver:6-14 Ele nos ensina de uma forma totalmente aberta à doutrina sobre o Espírito Santo e de sua obra salvadora.
A bíblia nos diz que um dos papeis do Espírito Santo é consolar, Atos cap:9 ver:31 "Assim, pois, as igrejas de toda Judeia, e Galileia e Samaria tinham paz eram edificadas; e se multiplicavam, andando no termo do Senhor e na consolação do Espírito Santo." E nos direciona a vontade de Deus como fez com o Apostolo Paulo quando ele estava se direcionando para Ásia, Atos cap:16 ver:6-7 "E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu." Capacita todos aqueles que ele chama como fez com a família de Cornélio, Atos cap:10 ver:45-48 "E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias." E faz o maior milagre que poderia ser feito na vida do ser humano, ele o convence do pecado e liberta o homem para ir morar no céu, Zacarias cap:4 ver:6 "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." Deus pela boca de Zacarias é bem claro em dizer que é pelo seu Espírito, quem convence é ele, quem muda também é ele!
A palavra do Eterno é enfática em dizer que sem o Espírito Santo não há arrependimento, não existe missões sem o Meigo Espírito de Deus, pois é ele que nos faz sentir que somos verdadeiramente filhos de Deus. Romanos cap:8 ver:14-16 "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." O Espírito Santo é o que regenera o homem se não fosse assim o homem nunca poderia herda o Reino de Deus. João cap:3 ver:3-5 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." E ele mora dentro do cristão nascido de novo, 1 Coríntios cap:6 ver:18-20 "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." E esse mesmo Espírito é o que  nos levará para o céu naquele grande dia. Efésios cap:4 ver:30 "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.".

Conclusão:

Vemos através desse estudo a importância da terceira pessoa da Trindade em nossas vidas e que de uma forma muito clara entendemos que o Espírito Santo é Deus, pois Ele fala igual a Deus, age como Deus e a sua vontade é soberana.
Jesus nos menciona em João cap:14 ver:16 se nos analisarmos a palavra "Consolador" no original encontremos o seguinte nome "Paracleto" que significa outro igual a mim!
Com essas conclusões não teremos dúvidas que o Espírito Santo é Deus, não é nenhuma força ou fluido que emana de Jeová como nos afirma as Testemunhas de Jeová.
O Espírito Santo desenvolveu e continua desenvolvendo um papel essencial na vida do ser humano e operando na vida de quem o ama e o quer em sua vida.
Como um bom costume quero agradecer ao Senhor por tudo e ao meu leitor que nos têm acompanhado. Graça e Paz do Nosso Amado e Meigo Mestre Jesus de Nazaré.

6 comentários:

Priscila Gomes disse...

Eu já fiz um comentário em outro post aqui no blog, mas eu deixei de falar que este blog é ótimo! As mensagens aqui são muito edificantes, é até difícil saber qual post ler primeiro, eles são simplismente maravilhosos... continue permitindo que Deus os use, pois sem sombra de dúvidas, muitas pessoas serão edificadas através dos seus posts.. abraço

cantinhodosevanglicos.blogspot.com (este é o meu blog,ficarei feliz em recebe-lo lá..)

Em Defesa do Evangelho disse...

Paz do Senhor amada Priscila, fico feliz por saber que os nossos estudos têm edificado a vida do nossos amados leitores e pode aguarda que em breve postarei mais estudos para glória de Deus. Graça e Paz e continuem comentando.

Unknown disse...

A paz do Senhor,gostei muito desse estudo,me ajudou muito,e ajuda nos edificar,não sò a mim mais tambèm,as pessoas que ler ,essa menagem.espero que vcs continue botando mas estudo no seu blog,obr

Anônimo disse...

O espirito santo é muito importante na nossa vida

Unknown disse...

Gloria a Deus!! Estudo muito ótimo...


Anônimo disse...

Deus é Lindooooooo

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India