Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 17 de agosto de 2013

Sentir-me excitado é pecado?

Introdução:

O que me levou a escrever sobre o assunto é a dúvida que permeia no coração de muitos jovens sobre a sexualidade que infelizmente têm destruído a vida espiritual de muitos deles.
Principalmente por falta de orientação da liderança da igreja e de seus sermões legalistas dizendo frases como essas: Se você estiver em uma rua e passar por uma mulher e olhar pela primeira vez com certeza não pecou, mas se você olhar pela segunda vez com certeza você já pecou.
Todo jovem que é exposto a esse tipo de doutrina ele se senti incapaz de sair de tal coisa e senti principalmente um julgo extremamente pesado a onde acha que todo e qualquer tipo de pensamento em que passar pela sua mente e todo o tipo de sentimento em que sentir em seu corpo vai achar que pecou contra o Nosso Amado e Meigo Mestre Jesus.
É importante dizer que não estou aqui para defender pecado tais como: cobiça e sentimentos maliciosos por que com certeza é pecado e traz nojo aos olhos de Deus.
Como todo jovem e ainda sou hoje em dia ainda sou exposto a esses tipos de doutrinas que antigamente dilacerava a minha alma e me deixava extremamente preocupado e vivia me condenando ao inferno.
A diferença é que hoje embora ouvir tais coisas comecei sei a estudar a bíblia sagrada de forma mais profunda (isso é o que todo crente deveria fazer) e ter experiências com Espírito Santo aonde cheguei à conclusão que as coisas não são bem assim como muitos tem dito por ai.
É exatamente isso que estaremos abordando neste estudo, quando que um sentimento deixa de ser apenas um sentimento e passar a ser pecado.

Quando um sentimento torna-se pecado?

Esse é um dos temas que mais têm atingido a juventude desse presente século, pois hoje em dia a facilidade de ser atingido é muito maior que antigamente.
O pecado na antiguidade não era tão difícil de ser evitar como é hoje por que as mulheres se vestiam com mais pudor, não havia internet, revistas eróticas, televisão e series de outras coisas que acabavam te distanciando da presença do Nosso Criador.
Mais aparte de uns tempos pra cá é possível pecar de várias formas.
Através da televisão, internet, contos eróticos e até mesmo em redes sociais como: facebook, badoo, MySpace, Flixster, Linkendi, Tagged, Classmastes, My Year Book, Live Journal, Imeem e tantos outros meios de comunicação que existe no mundo.
Com isso vemos que os nossos jovens e até mesmo os adultos têm sido bombardeado com tantas informações que precisamos da ajuda continua do Espírito Santo para nos ajudar a resiste as astúcias ciladas da nossa carne.
Uma das coisas que precisamos entender que nem sempre é satanás que nos leva para o pecado embora ele ter sido o criador do pecado e o mesmo ter se originado com ele.
Ele conseguiu induzir o homem ao pecado assim criando uma natureza pecaminosa dentro do próprio homem assim ele não precisaria exatamente do auxílio de satanás para que viesse a pecar contra Deus.
Assim conseguimos entender de uma forma mais ampla as declarações do apóstolo Paulo aos Romanos cap:3 ver:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
Com isso entendemos o que nos puxa para o pecado é primeiramente a nossa carne e segundo com o auxílio da carne satanás.
A carne não coopera conosco mais sim com satanás e seus anjos caídos.
Para nos termos uma compreensão maior como um sentimento pode tornar pecado ou não precisamos saber o que é pecado e o que nos atraí para ele.
O maior inimigo daquele que verdadeiramente tem o desejo de servi a Deus não é satanás como ouvimos a maioria das pessoas falar, mas sim a nossa carne.
Outra coisa que as pessoas confundem muito é o nosso corpo e a nossa carne, como assim? É exatamente isso que você acabou de ler.
A uma distinção muito grande do nosso corpo e da nossa carne embora que ambos pareçam ser a mesma coisa.
A própria bíblia nos diz que a carne de nada aproveita, João cap:6 ver:63 "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita, as palavra que eu vos disse são espírito e vida", todas as suas obras são más, Gálatas cap:5 ver:19-21 "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus" a carne nunca se converte ela se crucifica, Gálatas cap:5 ver:23 "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.", o corpo é útil para Deus, para ser glorificado através dele, 1 Coríntios cap:6 ver:20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." e ainda ser habitação do seu Espírito Santo, 1 Coríntios cap:6 ver:19 "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?", o corpo um dia será convertido e totalmente transformado Filipenses cap:3 ver:21 "que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.".
A carne teve origem lá no jardim do Éden na queda de Adão e Eva com isso o nosso corpo ficou a merce da carne e sem o poder regenerado do Espírito Santo sempre nos inclinaremos a ela, entendemos até aqui que carne ela é a inclinação para o pecado e corpo foi feito para glória de Deus, são totalmente diferentes e que o nosso corpo na realidade ele é só um receptor daquilo que sentimentos tanto no mundo espiritual e físico.
Uma coisa que nos jovens precisamos entender que é que devido a essa essência pecaminosa por causa da queda do homem somos expostos a várias coisas que antes não existia.
Coisas como: medo, tristeza, frustração e tantos outros sentimentos ruins que nos invade sem pedir licença sendo que Deus não nos criou assim.
Ele nos fez bom, amáveis, seguros de si mesmo e tantos outros sentimentos agradáveis.
E tínhamos uma mente pura e totalmente afastada do pecado.
Agora que sabemos que éramos prefeito e agora já não somos mais, também temos a consciência que não conseguimos nem mesmo controlar os nossos próprios sentimentos.
Como saber quando que um sentimento se torna pecado em nossas vidas? O Espírito Santo pela boca de Tiago nos revela como conseguimos discernir verdadeiramente quando erramos ou não no cap:1 ver:15 "Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tiago pela inspiração divina nos declara que existem três estágios até chegar ao pecado, o primeiro vem apenas um pensamento em sua mente, o segundo você aceita aquele pensamento sendo seu e o terceiro você dá a luz ao pecado e é isso que gera a morte.
Em outras palavras não é pecado você olhar uma mulher mais de uma vez, o pecado está em você querer ter relações sexuais com ela sendo que ela não é sua esposa.
Pois todo o jovem quando olha uma menina bonita tem desejo de olhar principalmente que na juventude os hormônios ficam aflorados parece que vão subir pelas paredes.
E dizer para um jovem que se ele olhar para uma menina e sentir alguma coisa diferente em seu corpo ele já pecou ou dizer para uma menina a mesma coisa, isso é um tremendo absurdo.
Sentimento não é algo que podemos decidir em sentir eles vem e nos pega muitas das vezes totalmente desprevenidos.
O que temos que saber é como lidar com eles, o interessante é que o nosso corpo físico ele sempre nos dá um alerta que muitas das vezes não percebemos que iremos cobiçar alguém.
Por exemplo, no lado masculino o órgão genital do homem começa a ficar ereto quando isso ocorre muitos jovens acham que pecaram contra Deus e se senti muito mal por isso por que muitas das vezes ele só olhou uma vez para mulher, mais isso ocorreu com ele.
Ai ele vai correndo para oração pedi perdão a Deus e dependendo do ensinamento desse jovem ele se sente um verdadeiro traidor, por que é assim que muitos pintam a área espiritual para ele.
Só que tenho uma boa notícia para você leitor que tem vivido assim, você não pecou! Simplesmente o seu corpo está dando um aviso que o pecado já está à porta e é simplesmente para que você tome cuidado para que ele não te domine.
Dá mesma forma que ocorreu com Caim antes de matar o seu irmão Abel como nos descrever Gênesis cap:4 ver:3-7 "E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura, e atentou o Senhor para Abel e para sua oferta.
Mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizerdes, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás." Podemos observar que Deus avisou a Caim que o pecado estava batendo em seu coração, mas cabia a ele aceitar aquele sentimento ou não.
E da mesma forma cabe a nos aceitar o sentimento de cobiça ou não, pois quem está isentos de sentir raiva? Ou você sente raiva por que quer? Logicamente que não, mais qual é a recomendação de Deus em Efésios cap:4 ver:26-27? "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo."
Infelizmente enquanto estivermos nesse mundo e com o corpo corruptível estaremos sujeitos a vários sentimentos sejam eles provocados por nos ou não, mas cabe a nos por intermédio do pode do Espírito Santo nos fortalecer no Senhor Jesus e pedir cada dia forças para cada vez mais e mais nos encontrarmos no centro de sua vontade.
E para isso devemos seguir a recomendação inspirada por Deus pela vida do apóstolo Paulo em Filipenses cap:4 ver:8 "Quanto aos mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Outra dúvida que tem assolado os jovens que querem compromisso com Deus é se pecamos quando sonhamos que estamos tendo relações sexuais? E principalmente para os rapazes e quando acordo todo molhado?
A resposta é bem rápida e objetiva lógico que não! Quando você sonha, você não pode escolher o sonho em que quer sonhar mesmo quando envolve a área sexual não se torna pecado.
A não ser se você força isso, e o fato de muitos rapazes acorda todo molhado no meio da noite ou até mesmo pela manhã.
Não se preocupe com isso, pois isso é um escape que o Nosso Criador deu a nos que somos homens, sem esse mecanismo de estratégia de Deus provavelmente cairíamos nas armadilhas da masturbação e com isso sem sombra de dúvidas nos levaria a ver pornografia e a própria bíblia nos afirma em Salmos de Número:42 verso:7ª "Um abismo chama outro abismo".
Com esse escape de Deus conseguimos resistir às impurezas da sexualidade e conseguimos chegar puros até o casamento.
Como dizia uns dos grandes reformadores da igreja Martin Lutero "Não podemos evitar que o passarinho voe sobre nossa cabeça, mas podemos evitar que ele faça um ninho".

Conclusões e Agradecimentos Finais:

Aprendemos nesse estudo que sentimento é algo comum e todo o ser humano não está isentos de sentir desejo ou até mesmo reações em seu corpo, mas pode evitar com a ajuda do Espírito Santo o pecado.
Antes de concluir esse estudo quero contar uma rápida experiência que ocorreu comigo quando era apenas um novo convertido.
Estava dentro de um ônibus sentado naquelas cadeiras a onde ficamos de costas para o motorista.
Nisso tinha uma jovem sentada na minha frente, quando olhei para aquela jovem comecei a sentir uma reação em meu corpo e sentia a minha genitália querendo fica ereta.
Nisso comecei a sentir que pensamentos queria invadir minha mente, rapidamente fechei os meus olhos e disse: Senhor tu sabes da minha sinceridade que tenho diante de te, me ajuda para que eu não venha pecar contra te oh Deus, me cubra debaixo do teu sangue em nome de Jesus.
Nos mesmo instante senti uma mão tirando uma seta de satanás de dentro de minha mente e na mesma mora sente minha genitália voltando ao normal e logo Jesus testificou em meu coração que eu não tinha pecado.
O que eu quero dizer com isso é simples, não deixe o diabo brincar com a sua mente e muito menos oprimir a sua alma com pensamentos maliciosos, pois como Paulo nos diz em Efésios cap:6 ver:10 "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."
Desde já quero agradecer ao Senhor Jesus por mais um estudo concluído e a você meu amado leitor que nos tem acompanhado que o Senhor possa a cada dia abençoar grandemente a sua vida em nome de Jesus.
Graça e Paz do Cordeiro de Deus Que Tira o Pecado do Mundo.

20 comentários:

Unknown disse...

Sei como é isso. infelizmente hoje me encontro desviado, mas lendo esse artigo, pude voltar a algum tempo atrás e mel embrar de como tive problemas com isso. É engraçado como a gente fica temeroso, se sente traidor, chega até ficar com raiva do nosso corpo. Demorou algum tempo para que entendesse isso. É uma batalha que todo jovem cristão passa. Agradeço a Deus por esse artigo, assim alguns jovens poderão deixar de carregar um grande fardo que é esses dilemas sexuais trazem.

Anônimo disse...

Muito bom esse estudo, aprendi muita coisa, q Deus te abençoe muito, muito e muito mesmo,.

Bruno Sunkey disse...

Bruno Queiroz
Estou vivenciando uma situação muito confusa e estranha. Já faz uns 5 anos que não me masturbo, mas de uns meses para cá comecei a me esfregar na cama de noite enquanto dormia. Às vezes essas “esfregações” vem acompanhadas de imagens eróticas ou elementos simbólicos sem ligação sexual. Estou confuso pois não sei se deveria encarar isso como uma forma de masturbação ou de sonambulismo sexual. É estranho, porque na maior parte das vezes lembro-me de ter me esfregado, mas ao mesmo tempo só acontece durante o sono, e em algumas vezes sem estar acompanhado de imagens sexuais, também, por ocorrer durante o sono não sei dizer bem qual o grau de controle que tenho sobre esse fenômeno. Alguém poderia me ajudar. Estou com muito medo de estar cometendo um pecado. Por mais que eu evite pensamentos impuros durante o dia esse fenômeno parece persistir. Ando acordando muito mal quando isso acontece e indo dormir com muito medo disso acontecer

Unknown disse...

Olha situações parecidas já aconteceram comigo. Eu hoje dou graças a Deus porque consegui sair e uma prática que era uma prisão; a masturbação; eu simplesmente não conseguia por conta própria só consegui a partir do ponto que me ajoelhei e pedi a Deus que me desse forças para parar com essa prática. E graças ao nosso Senhor me encontro livre dessa prática que só contribuía em pensar; possuir ou fazer parte de tal cena erótica que vinha em minha mente, não pratico mais. No entanto estamos sujeitos a coisas e situações que podem ser armadilhas para nós, às vezes pode ser armadilha do diabo ou as vezes a nossa própria natureza humana pecaminosa.E para que possamos ficar de pé é importante que estejamos sempre orando e vigiando, buscando ajuda do Senhor pois não somos nada sem Ele, e se vestindo da armadura do cristão descrita em Efésios 6.

Unknown disse...

Isso se chama população noturna que aconteceu com você eu creio que isso seja o escape de Deus na nossa para evitar de nos masturbar.

Anônimo disse...

uy

Anônimo disse...

Isso irmão (:

Dominic disse...

Muito bom o estudo, amei e me ajudou muito, espero encontrar mais sobre para que possa crescer na palavra do senhor.
Estou mais aliviado, confesso que passo muito dificuldade nesta situação, é horrível, até pensei que Deus se ausentou de mim com certo pensamento, e pelo que acontece comigo a toda noite.
Obrigado pelo conselho e agrkadeço muito a Deus que apesar de existir muito falsos profetas, ELE reserva o servo para ajudar o povo Dele.

Anônimo disse...

Faz um tempo que ja nao me masturbo, entretanto de vez em quando sinto uma vontade incondicional, mas graças a Deus nao estou me masturbando mais. Porem eu fiz algo estranho, eu me esfreguei na parede, e o pior é que eu nao me senti mal, so que eu n quero nada disso, sera q essa atitude seria a masturbação em si?

Anônimo disse...

Muito bom seu estudo, evito todo tipo de olhar impuro e também os maus pensamentos, mas as vezes passo por isso de ficar excitado (órgão genital começar a ficar ereto) mesmo não querendo pois não quero pecar contra Deus

Deivison Tito disse...

Eu estou passando por essa fase de aceitação agora, mais está muito difícil. O pensamento e vendo pessoalmente todos os dias me deixa louco meu corpo se avança a querer muito tem vezes que fico sozinho em casa sem ter nada para ocupar a mente. Mais eu procuro tipo ouvir louvor me deixa mais confortável e tira o pensamento da minha mente eu sei que isso vai acontecer de novo e espero está ocupado fazendo alguma coisa hoje mesmo aconteceu isso e foi muito difícil, Mas conseguir resistir e estou bem agora graças a o meu bom Deus. Amém

Anônimo disse...

Glória a Deus!
Foi uma belíssima palavra, e me ajudou no fortalecimento!
Obrigada. Que o Pai nos abençoe.

Anônimo disse...

Essas sensações são realmente muito difíceis , as vezes controlamos , as vezes parece que fogem do Controle.Mas Deus nos ajuda em tudo. Em detrimento de sua doutrina, gostei muito desse estudo. Que Deus use vc cada dia mais pra levar as Boas novas de Jesus e seus ensinamentos. Amém

Unknown disse...

Olá gostaria de saber oq a biblia diz sobre podolatria,dentir excitado com pés é pecado ?

Anônimo disse...

Aconteceu algo semelhante comigo também... Porque, creio eu que ninguém se masturba sem o uso das mãos. Eu também faz tempo que não me masturbo. Então, nesse caso cometemos o pecado da masturbacao?

Anônimo disse...

Sim, independente disso.

Anônimo disse...

Tenho 19 anos e passei dos meus 7 aos 17 preso em uma vida imersa de pornografia,masturbação, depravação, lascívia, sodomia, fornicação, bebibas. Mas mesmo com tudo isso, quando eu colocava a cabeça no travesseiro, sempre vinha aquele sentimento de que faltava algo. Estava em uma depresaão profunda e usava tudo para ter momentos de prazer se tentar ser feliz. Mas, graças a Deus que me encontrou quando eu estava a ponto de cometer suicídio, estou aqui! Livre, porque a Sua graça me dá poder para vencer o pecado. E o prazer e satisfação que tenho de obedecê-lo é muito maior do que qualquer prazer do mundo. Porque Jesus me completa

Anônimo disse...

Tbm tenho esta dúvida

Anônimo disse...

E errado fica excitado e lê " coisas +18 "Como uma forma de escape ?

Anônimo disse...

Olá, por mais que não posso ajudar com uma resposta exata e estudada da Bíblia, quero poder dizer que não está sozinho. Entrei nesse caminho da iluminação de Deus e parei com a masturbação, mas venho tendo lembranças tristes de uma ex e me esfrego na cama pensando em passar a noite com ela. Desejo fé, perdão e muita calma irmão.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India