Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Não toqueis nos meus ungidos?

Introdução:

Nesse estudo abordaremos uns dos maiores jargões usado em várias igrejas no Brasil principalmente no meio pentecostal, é incrível como pessoas aceitam tais bordões sem ao menos perscrutar em seu coração.
Infelizmente a grande maioria dos líderes religiosos usa até de má fé (não são todos) para mentir dissimuladamente para que não sejam questionados sobre tais ensinamentos alegando que se questionados estão tocando em sua autoridade Divina e com isso pode acarretar ira do Criador sobre suas vidas.
Devido a isso a escolha desse assunto para alertarmos as pessoas de quais são os perigos de acreditam cegamente em qualquer líder religioso sem confrontar com os paramentos das Escrituras Sagradas.

A maior falácia de todos os tempos esta sendo desconstruída através do Ensino Sincero das Escrituras


Salmos 105:15 "Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.".
Quem nunca ouviu essa frase antes, não toqueis nos meus ungidos? Será realmente que Deus estava se referindo aos Reis, Sacerdotes, Levitas entre outras figuras da Hierarquia da Antiga Aliança? Ou até mesmo das figuras Hierárquica da Nova Aliança como: pastor, presbítero, evangelista entre outros? Bom, antes de entrarmos na abordagem do texto precisamos entender quando vamos fazer algo uma doutrina ou regra de fé precisamos respeitar as seguintes regras dadas pela hermenêutica e por que não dizer dá própria Escritura?
Primeiro ponto, precisamos ler o texto como um todo para entendermos do que esta sendo tratado, segundo se não entendermos aquele determinado capítulo precisamos ler os anteriores e posteriores (em alguns casos até mesmo o livro inteiro ou até mesmo os seus contemporâneos) e terceiro precisamos que essa doutrina ou regra de fé esteja em harmonia com os demais textos das Escrituras.
Não podemos em nenhum momento pegar textos isolados ou sem nenhuma referência nos demais livros das Sagradas Escrituras fazer daquilo uma doutrina.
Se procedermos assim com certeza abriremos margens para texto sem contexto e isso é preceito para virar uma heresia.
Esses são preceitos básicos da hermenêutica, desta forma você dificilmente errará o alvo.
Agora que entendemos algumas regrinhas básicas para entendermos como devemos interpretar um texto dentro do seu contexto é importante notar que às vezes dentro daquele próprio texto ele já explicar de que assunto esta sendo tratado.
Os salmos 105 é o nosso caso, é até mesmo de se admirar como pessoas conseguem tirar analogia totalmente contraditória sobre esse assunto.
O salmista Davi quando ele fala aí daqueles que maltratam os meus ungidos nos versículos anteriores ele está se referindo a Israel e não a hierarquia que era regida pela Antiga Aliança.
Podemos observar claramente nos versos 11-15 "Darei a você a terra de Canaã, a herança que lhe pertence".
Quando ainda eram poucos, um punhado de peregrinos na terra,
e vagueavam de nação em nação, de um reino a outro,
ele não permitiu que ninguém os oprimisse, mas a favor deles repreendeu reis, dizendo:
"Não toquem nos meus ungidos; não maltratem os meus profetas".
A quem Deus fez promessa de herdar a terra de Canaã era simplesmente para hierarquia de Israel? E quem andava errante pela terra era simplesmente a hierarquia do povo? Logicamente que não! Então usar esse verso dos Salmos de Número: 105 verso:15 para dizer que hierarquia religiosa é um grupo seleto pelo qual tem uma proteção especial diferente de qualquer outro membro da igreja vemos que tais afirmações são questionáveis. Usar texto como esse e dizer que devemos concorda com tudo que um apóstolo, pastor, evangelista, presbítero e qualquer pessoa que tenha um cargo eclesiástico sem ponderar, pensar, rever, analisar e comprovar se de fato isso é verdade através das Escrituras isso é suicídio espiritual.
Tais pessoas não são intocáveis ou dignos de não ser questionáveis, pois é isso que eles transmitem muitas das vezes em seus sermões.
É importante salientar que embora não tenha nenhum conteúdo nas Escrituras falando sobre imunidade tal que não possa ser questionável, quero deixar claro que não é faltar ou atacar o líder desrespeitando sua pessoa.
Vamos comprovar se realmente Salmos de número:105 verso:15 esta falando realmente do povo de Israel? Olha o que diz Davi em 1 Crônicas cap:16 ver:1-22 "Trouxeram, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus.
E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor.
E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho.
E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.
Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos;
Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.
Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao Senhor;
Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor.
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
Lembrai-vos perpetuamente da sua aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações;
Da aliança que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque;
O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por aliança eterna,
Dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança.
Quando eram poucos homens em número, sim, mui poucos, e estrangeiros nela,
Quando andavam de nação em nação, e de um reino para outro povo,
A ninguém permitiu que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:
Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal." Fiz questão de colocar o texto inteiro para que vejamos que Deus estava se referindo ao povo de Israel e não a líderes seletos da Igreja.
Depois desse descortinar de verdades você pode esta se perguntando e agora como fica as palavras de Davi que várias vezes o mesmo usou dizendo que não tocaria em Saul por que era o ungido do Senhor? Como resolver essa situação?
É importante ressaltamos que embora Davi considerasse Saul como ungido do Senhor, aquele que foi designado por Deus para ser separado no meio do seu povo para lidera-lo.
Isso não significa que Davi concordava com as atitudes de Saul, podemos ver em vários trechos da Sagradas Escrituras Davi se impondo contra Saul mesmo ele sendo o ungido do Senhor!
Davi impediu os seus guerreiros de mata-lo porque breve ele sabia que Saul receberia a penalidade de seus pecados. 1 Samuel cap:26 ver:10 "Disse mais Davi: Como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou chegará o seu dia e morrerá, ou descerá para a batalha e perecerá;" Proferiu palavras de juízo para que Deus julgasse entre ele e Saul 1 Samuel cap:24 ver:12 "Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; a minha mão, porém, não será contra ti." Acusou a Saul de ser perverso e totalmente maligno de persegui-lo injustamente. Salmos número:18 verso:48 "que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim; tu me livras do homem violento.".
Podemos ver claramente que Saul era um apóstata e Davi mesmo sabendo que ele era um ungido do Senhor isso não impediu que confrontasse, reprovasse e muito menos que invocasse o juízo de Deus contra ele.
Quando analisamos a história de Davi no seu contexto original vemos que é totalmente fora de lógica alguém afirma que não podemos ir contra pessoas que ocupam cargos de expressam na igreja mesmo que seja o pastor.
Se tais se acham repreensíveis devem sim ser confrontados, questionados, não podemos nos calar quando alguém tonar a verdade de Deus em mentiras.
Logicamente que devemos sim respeitar e acatar a autoridades de nossos líderes quando eles andam em sinceridade, honestidade e na verdade da Santas Escrituras. Hebreus cap:17 ver:17 "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.".
É interessante analisarmos que em contraste dos líderes da igreja primitiva com a nossa atualidade, eles nunca apelaram para tais autoridades já reparam isso?
Poderíamos da vários exemplos, mas citaremos só um.
Apostolo Paulo de todas as igrejas que ele pastoreava a Igreja de Corinto foi uma das que mais deu trabalho.
Até mesmo abandonou ao apóstolo no momento em que ele mais precisava, mas Paulo nunca disse para eles cuidado vocês estão tocando no ungido do Senhor!
Vamos ver qual foi a sua resposta? 1 Coríntios cap:4 ver:1-16 "Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.
Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.
Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.
Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.
E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?
Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!
Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.
Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa,
E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;
Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.
Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados.
Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.
Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores." Paulo nunca apelou para "imunidade espiritual" e nenhum dos apóstolos de Cristo.

Conclusão:

Para fecharmos este estudo quero que você amado leitor entenda que não somos contra os apóstolos, pastores, evangelistas e nem qualquer outra hierarquia eclesiástica que existem na igreja.
Quero que todos que leiam esse estudo não sejam enganados por falta de conhecimento e o mais importante de tudo.
Que você sempre possa ponderar tudo àquilo que lhe for proposto dentro da igreja, que você não acredite em tudo, mas que possa parte de você o conhecer o Reino de Deus e o próprio Deus lendo as Escrituras.
Que possamos ser como os cristãos de Bereia que não acreditava cegamente nas palavras do Apóstolo Paulo, mas antes analisava tudo o que o mesmo dizia e vendo o que ele falava condizia com aquilo que estava escrito creram nele. Atos cap:17 ver:11.
Quero agradecer ao Senhor por sempre está nos revelando por intermédio de suas palavras verdades Eternas.
Quero agradecer a você amado leitor pela confiança e carinho em nosso trabalho no Senhor.
Que o Deus de Paz Venha recompensar a cada um grandemente por amar em prosseguir em Conhecer ao Senhor.
Graça e Paz do Cordeiro de Deus Que Tira o Pecado do Mundo.

4 comentários:

machado77 disse...

PARABÉNS PELO ESCLARECIMENTO, DAQUI PARA FRENTE MUITAS PESSOAS QUE LERAM VÃO PENSAR SOBRE O ASSUNTO.

Unknown disse...

Esse estudo está mais parecendo um desabafo concordo e discordo de seu estudo acredito que existam muitos falsos líderes espalhados neste mundo como falsos profetas ensinando falsos ensinamentos, mas o que precisamos e sempre pedir orientação do Espírito Santo e não sair trazendo nossos próprios questionamentos.. existem muitos cristãos maus que só precisam de algo como esse para se levantar contra seus líderes questionando sua autoridade eclesiástica... Não devemos esquecer que toda autoridade e constituída por Deus não por homens..
Sejamos sábio como Davi que mesmo não aceitando não ousou proferir nada contra Saul esperou o tempo de Deus esse é o melhor a fazer...

Unknown disse...

Muito bem amado, Deus esclareça a cada dia sua Palavra em nossos corações, devemos examinar tudo e só reter o que é bom, parabéns

Unknown disse...

Como assim, a palavra de Deus agora virou jargão na boca dos pentecostais... não e jargão não meu irmão, é a palavra de Deus!!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India