Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pais não percam o controle

Introdução:

O que dizer dos dias atuais em que estamos vivendo? A cada ano novas gerações têm surgido, novas ideologias são formadas, por causa disso, pensamentos retrógrados tem sido deixado para trás.
Seria desonesto com os leitores deste blog se não dissesse que alguns deles tem feito bem a sociedade em ter sido deixado no meio do caminho. Coisas como: preconceito sobre o trabalho feminino, ditadura (não existia liberdade de expressão), desvalorização do trabalho doméstico e entre outros...
Embora, temos avançado em algumas partes, temos retrocedido em outras, e infelizmente achamos que estamos avançando (Uma delas são os relacionamentos entre pais e filhos).
No meio dessas novas ideias iremos dá uma importância maior sobre a criação de filhos.

Existem coisas que não deveria mudar nunca

O grande problema de toda esta ideologia que tem mudado durante os anos, como saber o que é de fato retrógrado ou não? Pensamentos ultrapassados são aqueles impostos pela cultura ou ignorância por falta de conhecimento.
Esses dois fatores afastam pessoas uma das outras.
Infelizmente a sociedade pós-moderna tem confundido pensamentos ultrapassados com valores morais e éticos que compõem o seio de uma família.
O grande motivo da sociedade esta de cabeça para baixo, índices de violência, prostituição, adultério, desvalorização da família e vários outros fatores ter aumentado assustadoramente é devido à degradação da formação dos filhos no berço familiar.
Esse é o grande motivo que se diz: como vão as famílias vão à sociedade, pois o fundamento da mesma surge de lá.
É importante salientarmos que a criação de filhos não cabe aos parentes (embora que as vezes contribuam em alguns casos), amigos, vizinhos, professores, governantes de nosso país e muito menos aos pastores, e sim, aos pais! As Escrituras é bem clara sobre isso, podemos ver isso em Provérbios cap:22 ver:28 "Não passes além dos marcos antigos que puseram teus pais." e Salmos de número 127 verso: 3 "Quanto a seus filhos, eles são herança do SENHOR: o fruto do ventre é um presente de Deus."
Muitos pais têm errado neste ponto de vista, pois agregam suas responsabilidades patológicas a outrem.
Isso acontece muitas das vezes por que perderam sua autoridade sobre os mesmos ou por que desconhecem as responsabilidades outorgada por Deus a eles.
Como vimos um pouco mais acima as Escrituras é bem clara em dizer que essa é a responsabilidade dos pais, os filhos são dádivas de Deus (presentes do Altíssimo), isso nos mostra que se Deus nos deu filhos como presentes temos por obrigação de cuidarmos como se não fossem nosso e sim do Criador.

Se você não cuidar do seu filho o mundo fará

Os maiores questionamentos feitos pela maioria dos pais são que os filhos não lhes obedecem mais.
A grande pergunta é, que tipo de criação você deu ou tem dado a seu filho? Você em algum momento lhe deixou fazer ou ter as coisas que quisessem na hora e no momento que eles escolhessem? São pequenas coisas que decidiram toda a vida de seu filho!
Por isso os papéis dos pais sobre os filhos são de suma importância e não é uma tarefa fácil, algo árduo e algumas vezes desgastante.
Esse é um serviço que não existe carga horária e muito menos férias, por isso é muito importante que os pais não percam o controle sobre seus filhos.
A melhor fase de se ensinar um filho tudo o que ele precisa saber é quando ainda esta em formação intelectual.
Nesse processo de formação da criança é o momento que tudo o que ele aprender durante essa fase vai carregar pelo resto de sua vida mesmo que algum dia venha a se desviar dele.
Por isso nada melhor do que ensinar o caminho do Senhor ao seu filho mesmo quando criança.
Certa feita quando ainda estava fazendo ensino fundamental meu ex-professor de física no meio de sua aula estava explicando algo concernente a sua matéria nos contou algo que lhe aconteceu em sua infância.
Ele disse que seus pais sempre foram bem conservadores (principalmente pelo fato de serem cristão, diga se de passagem até hoje) sempre disseram que é pecado ver pornografia.
No meio de sua fala ele nos disse a seguinte coisa, fui criado na igreja, meus pais sempre me levaram aos cultos, mas nunca curte esse negócio de ler a bíblia e de se tornar um crente.
Teve uma vez que minha mãe quase me pegou vendo filme com cenas eróticas.
Pelo relato de sua história percebemos claramente que aquilo que lhe foi ensinado nunca fora esquecido pelo meu ex-professor por mais que ele mesmo não tenha permanecido naquilo que lhe foi ensinado.
A fase de criança é a hora de se corrigido e educado da maneira correta.

  1. Por esse motivo os pais nunca devem negligenciar as coisas erradas que a criança faça por mais boba que pareça ser. Porque depois que a criança se torna adolescente e vai encaminhando para fase adulta vai se tornando cada vez mais difícil de querer concertar os maus costumes que não foram corrigidos quando era apenas uma criança.

Conclusões e Agradecimentos Finais:

Para concluirmos sobre o assunto abordado, pais não deem tudo o que seus filhos querem, eles também precisam aprender a ouvir não.
Não passe a mão em suas cabeças quando cometerem algo de errado usando aqueles clichês dos tipos: É coisa de criança, algum dia muda, é assim mesmo ele só estava brincando.
Não estou dizendo para que você seja um carrasco, mas que você esteja atento no que seu filho está fazendo.
Participe da vida do mesmo, saibam quais são suas amizades, onde ele anda e o mais importante conheça o seu filho.
Seja seu amigo, pois ser pai e mãe vai muito mais além do que concederem alimentos, roupas, uma vida confortável, ser pai e mãe é conhecer aquilo que seu filho gosta e aquilo que ele não gosta, é ser uma pessoa participativa em sua vida. Quando crescer que possa se orgulhar dos pais que ele tem.
Antes de finalizar minhas palavras, quero me direcionar aqueles pais que não souberam educar seus filhos e aqueles que tentaram fazer tudo certo e mesmo assim se sentem que fracassaram neste árduo trabalho.
Saiba que existe um Deus Todo Poderoso e ele pode mudar o rumo da história de seu filho, fale com ele, viva uma vida de oração crendo que Ele pode mudar a situação de sua família, pois ele é Poderoso para fazer muito mais daquilo que pedimos ou pensamos.
Quero agradecer ao Senhor por esses anos em poder servi-lo a cada dia e depois desses anos servindo começar a ver uma partícula de suas promessas começando a ser realizar em minha vida.
Sou muito grato ao Senhor por te me conservado em vida até aqui e a você leitor que tem nos acompanhado a cada dia.
Graça e Paz do Cordeiro, Daquele Que Foi Morto e Reviveu.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India